Refletindo: Sobre madrinhas e padrinhos

Nos mínimos detalhes!

Ser madrinha de casamento aqui no Brasil é bem diferente do que ser em outros lugares. Vou dar um exemplo: nos Estados Unidos as  madrinhas são chamadas de "bridesmaids" ou seja "damas de honra". Madrinhas e padrinhos são importantes para dar apoio aos noivos, ajudar nas tarefas e compromissos, na organização, dar apoio em inúmeras situações, inclusive nas crises. Normalmente, para essas funções e personagens, chamamos os nossos amigos e familiares próximos, pessoas que amamos, temos amizade e queremos que estejam perto. 


Aí, aqui no Brasil se convencionou que madrinhas e padrinhos teriam que estar em casal, juntos. Aí começaram os problemas: chamar um amigo mas não gostar da namorada dele, chamar um primo e chamar o irmão dele porque são irmãos e se chamar um fica chato não chamar o outro. O que era pra ser um momento de extrema amizade se tornou algo cheio de regras com direito a algumas saias justas. Gente, vamos simplificar as coisas! ;)


Acho que casamento é um momento bem íntimo, um momento de se fazer escolhas que você realmente tem certeza que quer fazer e não ir pelo o que é conveniente ou menos custoso. Então, quer um conselho, noiva? Chame somente quem você quer que realmente participe desses momentos com você! Quem fez parte da sua história com o seu noivo, por exemplo, é um bom viés para escolher. Escolha pessoas que não se constrangerão em atender seus pedidos de roupa, por exemplo. Ou que não vão se sentir mal se você pedir ajuda para escolher algum fornecedor. Madrinhas e padrinhos não podem ser meros convidados que estão no altar, precisam ser amigos, ajudar, estar com você e vestir a camisa mesmo.


E você, que foi convidada para ser madrinha mas não terá como fazer isso da melhor maneira - seja por $$, seja porque não curte muito o noivo, ou porque não sabe se estará presente no dia, ou porque não está a fim de vestir a cor que a noiva estabeleceu - não tem problema algum recusar o convite, é bem mais honesto do que ir contra a sua vontade. Afinal, ser madrinha é uma honra, mas também uma responsabilidade. Diga que se sente muito honrada e agradecida, mas acredita que será melhor assistir a cerimônia juntamente com os outros convidados. Sem drama, sem problema algum, e os noivos, vão entender.


Uma forma bacana de chamar pessoas separadas e não casais, é fazer a entrada individual, sem ser em pares. Primeiro as mulheres e depois os homens, ou então, uma mulher e depois um homem. Eles estão ali individualmente e não por serem casais. E nisso entra o ponto chave desse post: a harmonia. Segundo o dicionário, harmonia "é um conceito clássico que se relaciona às ideias de beleza, proporção e ordem." Mas, mais do que isso, harmonia é aquela vibe de união, de entendimento, de pertencimento. E isso transparece no vídeo, na foto - que vão ficar pra vida toda -, para as pessoas que estão assistindo o casório e o melhor: contagia, deixa aquele clima de amor, amizade e cumplicidade no ar. Tem coisa melhor do que uma cerimônia de casamento com harmonia, inclusive visual? Essa sensação irá marcar você pra vida toda, naquele seu grande dia!


O legal é quando as madrinhas são mais do que madrinhas, são damas que vão ter a honra de participar desse momento lindo da sua vida. Não escolha só porque é conveniente, aliás, não faça nada na vida só porque é conveniente fazer! É bacana escolher poucas pessoas, justamente pelo motivo principal: fazer parte do seu momento noiva. Noivo, escolha seus bons amigos, aqueles que você pode contar até em um domingo de chuva. Eles serão os companheiros ideais para compartilhar histórias incríveis. 


Por fim, lembro que são os noivos que decidem sobre seu grande dia: estilo da festa, tons, decoração e inclusive como será o altar que sonharam. Se é todo colorido, se é preto, clarinho, enfim, partem deles todos os pedidos de padronização. Respeitem, os sigam e nunca, jamais, apareça no dia com algo que não confere com o pedido. Isso é uma falta de respeito muito grande!


Esse assunto é tão longo que teremos uma segunda parte - e até outras partes, rs -, provavelmente na semana que vem falando sobre ideias de vestidos, acessórios, cores, paletas, e tudo mais. Porém, achei bacana falar sobre a importância de ser madrinha, para depois falar sobre as fofurices desse dia, que é importante para elas também.

#O que vocês acharam? Comente AQUI!

Fotos: Pinterest

Bjos