Com a palavra: Costanza Pascolato
Não faz muito tempo que descobri a Costanza Pascolato. Já a conhecia, óbvio, mas nunca tinha prestado atenção no que ela escrevia. No mês passado, li um artigo seu que falava da Elegância Moderna. Achei tão legal que resolvi escrever por aqui algumas frases dela.
Pra começar, Costanza diz que "o prêt-à-porter europeu define a nova elegância combinando tradição, cultura e o desejo de estar à vontade para pensar e agir." Achei isso tão bacana. Imagina só o conforto sendo elegante, unindo na mesma argamassa cultura e tradição.
Valentino |
"Assim, em plena era do look (que muda freneticamente) e do look at me, a insinuação dessa "nova" elegância vem da combinação da tradição, cultura e do estar à vontade para sugerir certa maneira de pensar, de se comportar e, claro, de vestir." Além disso, ela também comenta sobre o processo de criação das marcas e sobre seus desfiles. "Se para a maioria das grifes o processo de design é obviamente um mix instintivo, o "passo além" depende exatamente das peças que sejam emocionantes. Ou seja, aquelas que fazem o coração bater mais forte ao apresentar uma narrativa, uma historinha que se autoexplica e que explica tudo e, por isso mesmo, encanta e apresenta maior relevância diante de tantas roupas possíveis."
Dior |
Valentino |
A elegância atual é também um misto de "luxo discreto, sem deixar de refletir certa rebeldia", disse também em outro artigo recente. Ela exemplifica tudo o que disse com Valentino, analisando o estilo como simples e reservado, o elaborado e o frágil.
Dior |
Também comenta sobre Raf Simons, da Dior, que "desenha um tipo de mulher que privilegia a maneira de pensar e um sistema de valores mais eruditos e sofisticados." Também comentou sobre Phoebe Philo, que está a frente da Céline, dizendo que ela "resolve os desejos aspiracionais e culturais de suas admiradoras de um jeito simples. Ou, como ela mesmo disse, de maneira forte e sensível. (...) Num toque de mestre e de vanguarda, todos os looks mostram que a mulher de hoje pode abraçar sua nova identidade: a da feminilidade supostamente viril."
Céline |
Concluindo, sob minha interpretação, a elegância atual voltou a ser a inteligência, ao sistema de valores sofisticado, ao luxo discreto e sem afetações, em resposta a crescente ostentação emergente.
#E você? O que acham? Dê seu pitaco AQUI!
Bjos
♥