Degas e suas roupas

Edgar Degas, "um gravurista, pintor e escultor francês. Embora seja muito conhecido pelas suas pinturas, majoritariamente de carisma impressionista, é igualmente relembrado como gravurista."
Nunca tinha reparado nos figurinos dos quadros do Degas. Mas um dia, como quem não quer nada, abri uma página com suas obras e percebi que todas as roupas carregam uma emoção muito forte. E o mais legal é que não se sobrepõe a harmonia do quadro, tudo é casado perfeitamente.
Neste por exemplo (Cafe concert Singer -1878- Degas).
Imagino uma performance empolgante de uma mulher nada ingênua. O decote marcado, as luvas pretas, algo sensual e fulgaz. Alguém que vive em cima de um palco, e nada mais.
Nesta outra... sinto o mau cheiro desta mulher daqui do meu quarto. O desânimo dela se reflete na postura e nos cabelos bagunçados. As cores terrosas no vestido, parece que tem uma nuvem de poeira em cima dela. Ela não deveria ser uma mulher muito feliz.
Esta última mais parece um bloco de terra. Séria, esperta e com certeza experiente. As cartas e esse sorrisinho mostram uma mulher que esconde algo.
Então é isso... sempre é legal analisar as coisas que nem reparamos.
bjo bjo

@Grazielepacheco
Imagens: ABCGallery