Americanas... não, Coreanas.

Eis que um dia eu estava em um shopping lotado, na fila dos sorvetes do Mac Donald's para comprar um top sunday "marravilhoso". Bem perto do local tinha um Ponto Frio da vida com trilhares de televisões, todas grandes e com as cores mega saturadas pra todo mundo ter a impressão de que elas são muito nítidas.
De repente, não mais que de repente, eu começo a ouvir um sotaque estranho, olho pros lados e... Percebo que são nove meninas mais coloridas do que as "Meninas Malvadas" dançando sem parar um segundo. Qual foi a minha surpresa se notar que elas não eram americanas? E qual foi a minha surpresa de ver que não era um clipe comum, e sim um mega clipe, quase um curta patrocinado pela marca da televisão... =O!!! Elas são as Girls' Generation!! Mais pop impossível! São meninas de 19 a 21 anos que fazem um sucesso enorme tanto na Corea quanto no Japão!






Fiquei pensando muito nessa coisa dos orientais X ocidentais.
A divisão entre o mundo oriental e ocidental não se deu na Guerra Fria. Na verdade veio muito antes. Lá quando o Império Bizantino cai e começa a surgir o Gótico na Europa, o que seria a primeira arte genuinamente européia. Vemos a diferença aí, quando os europeus começam a buscar a tecnologia para construir torres altíssimas retirando as paredes e colocando os vitrais. Ali o Homem começou uma busca incessante pela inovação nas artes, na arquitetura e em outras de formas de manifestação da Cultura.
O mundo Oriental sempre foi muito ligado as tradições, algo que sempre vai ao passado e comprova que tudo está pronto, um mundo seguro onde nada é novo. Enquanto isso, os ocidentais sempre renegam o passado para avançar em direção ao futuro, sempre querem fazer melhor do que faziam antes, em um eterno processo de melhora.
Mas isso vem mudando muito! Em primeiro lugar, guerras sempre nos fazem mudar a forma de viver, e isso incluem todas as formas de comportamento. Imagine então o que é ter sua cidade devastada por uma bomba nuclear. Ou pense que a tecnologia que seu sistema tanto almejava pode ser usada de um modo tão cruel. Desta forma, com este impacto os orientais começaram a investir na tecnologia como arma de guerra e nós, os ocidentais recuamos um pouco e nos revoltamos nos anos 60 e nos anos 70 (Rs.).
Conclusão... Todos nós queremos a tal tecnologia e somos vítimas dela. E com isso os orientais estão cada vez mais ocidentais. Duvida? Então o que são essas mulheres fazendo cirurgia plástica para arredondar os olhos, para ficar como nós? O que são esse visual colegial americano nessas meninas??
A tal globalização massifica a cultura... não se assuste se daqui a pouco seu ídolo pop não for um Yuko da vida!
Meu Deus que post grande!!!!!!!! Desculpe, me empolguei! Mas esse assunto é legal, né, gente??
bjo bjo

@GrazielePacheco