Pelotas, 200 anos!

A princesa do Sul!

Não faz muito tempo que eu descobri que Pelotas existia! No mesmo momento fiquei sabendo que ela seria meu lar por alguns anos. Esse descobrimento se deu assim, cercado de várias escolhas e dúvidas, mas hoje agradeço a Deus por ter me trazido pra cá!

Pipoqueiro no centro histórico!
A primeira vez que cheguei aqui me deparei com arvóres secas e pinheiros, uma novidade para quem só conhecia coqueiros, amendoeiras, ipês e algumas outras ávores mais tropicais! O fato de não ver morros e serras também me intrigava. O frio e a garoa insistente me transportava para um universo diferente e mais íntimo. Experimentei pela primeira vez o "caos" que é para entrar no banho e a preguiça que dar para sair da água quentinha. 

Alagamentos no centro e cachorro abandonado.
Pelotas é uma cidade totalmente diferente do esteriótipo de "cidade do sul" que eu imaginava. As ruas enchem, são sujas e as praças são muitas vezes abandonadas pelo poder público. Inúmeras ruas são de chão e possuem esgoto correndo a céu aberto. Possui valões e mais valões que nem canalizados são. Os motoristas não são educados, as ruas estão lotadas de cães abandonados e pessoas malucas ou com algum tipo de deficiência. E por falar em deficiência, guerreiros são os deficiêntes que vivem nessa cidade, uma vez que é impossível andar de cadeiras de rodas pelas ruas da cidade.

Chafariz da praça Coronel Pedro Osório.
Pelotas é uma cidade histórica, mas parece que falta amor pelos casarões antigos. A cidade é cultural mesmo não tendo muito lugar para expressar esse amor pela arte, mas isso vem mudando bastante! Como toda cidade universitária, fica vazia durante as férias, e os comércios quase fecham as portas! Por falar em comércio, uma coisa que estanhei e muito foi o fato de fecharem durante o horário do almoço.

Chafariz da praça.
O prefeito parece não estar ligando muito para a cidade e seus problemas e a cada dia agradeço a Deus por Pelotas ainda não estar vivendo uma epidemia de crack, pois quando isso acontecer será impossível andar pelo calçadão sem medo e em segurança. Você já deve ter percebido a quantidade de crianças e jovens que ao invés de estarem na escola estão perambulando por lá!
 
Chafariz de costas!
Mas, apesar de todos esses problemas, Pelotas mora no meu coração, me conquistou em pouco tempo mas foi pra valer! As pessoas por aqui são super receptivas mesmo com a caracteristica gaúcha de ser direto ao ponto e um tanto rude. Mas aqui moram pessoas amorosas, que valorizam a história de suas famílias e que adoram uma festa!

Eu chamo de casarão do relógio, mas não sei o nome!
As pessoas aqui adoram o Rio e sempre me perguntam porque eu saí de lá, eu sempre respondo: "Vim por amor", mas além disso vim para conhecer essa cidade! Não me arrependo dessa escolha!

Mercado Público e a lua!
Mas é preciso deixar um pouco o passado e planejar o futuro, sem isso é impossível evoluir e melhorar a vida de quem vive nessa cidade!

O Guarany do Theatro Guarany!
Igreja Cabeluda!
Igreja Cabeluda.
Catedral!
O jornal da cidade!
#Parabéns Pelotas!

Bjos