Os autorretratos de Rembrandt e a nossa vida

Um pintor verdadeiro!

Normalmente, quando vamos tirar uma foto ou gravar um vídeo, queremos estar sempre impecáveis, arrumados e bem vestidos. Nos esforçamos para parecer a melhor versão de nós mesmos. Mas, houve no mundo alguém que não se importava tanto com isso, esse alguém era o Rembrandt. 

O pintor em 1629 e em 1630.
Não me lembrei desse pintor barroco do nada. Morei por dois meses em um edifício que levava seu nome. Desde então, sempre tentava lembrar as características da sua obra. Até que um dia, em um estalo daqueles, lembrei de um ponto bem bacana em sua pintura: o comprometimento em pintar-se de forma verdadeira.

O pintor em 1629 e em 1633.
Rembrandt foi um pintor que fez muito sucesso durante toda a vida, algo não muito fácil no mundo das artes antigamente. Ele fez parte do "Século de Ouro" dos Países Baixos, onde toda a Holanda conquistou uma posição privilegiada em relação a política, a ciência e ao comércio, o que gerava um grande ápice cultural em toda a região. Ele tinha muitos motivos para se mascarar e pintar quadros magníficos de si mesmo, mas, preferiu ser verdadeiro. 

O pintor em 1634 e em 1640.
Como toda pessoa, Rembrandt não teve uma vida muito fácil. Perdeu vários filhos, perdeu a esposa, perdeu muito dinheiro, faliu várias vezes e pintou mais de 100 autorretratos por 40 anos. E diante de todas essas situações, ele realmente pintava o que via no espelho. Pintava suas felicidades e suas tristezas, suas vaidades e seus defeitos. Sem mascarar, sem melhorar, escreveu uma biografia singular e intimista, que permitiu uma leitura psicológica de si mesmo.

O pintor em 1650 e em 1969 (ano de sua morte).
E a gente aqui, tentando parecer sempre bem, sempre lindo, sempre confortável! Mas o que precisamos aprender é que a pior coisa é não ser honesto consigo mesmo!

#Rembrandt sabia das coisas! Quer comentar? Dê seu pitaco AQUI!

Bjos