Styling: 10 dicas para se vestir no início da gravidez

Calma gente, eu não estou grávida!

Só pra deixar claro antes que o meu celular comece a tocar, rs. Esse post surgiu de um pedido desesperado que a Eduarda Braga me fez pela fan page do blog. Ela está na sua segunda gravidez, mas agora, um pouquinho mais velha, ela está com muitas dificuldades de fazer combinações e looks que sejam a cara dela, com o estilo que só ela possui. Ainda mais agora, que está chegando o inverno aqui em Pelotas, e vai ficar frio pra caramba! A Eduarda está com quatro meses de gestação, bem no início, mas é logo nesse início que a barriga quase não cresce, mas o corpo todo engorda! Bumbum, quadris, braços, rosto, seios. Tudo começa a ganhar uma nova forma. E escolher um look fica complicado. As imagens do post foram escolhidas para até quatro meses de gestação, mas as dicas aqui embaixo, vão acompanhar por toda a gravidez! ;)

Como eu nunca fiquei grávida, não foi fácil escrever esse post. Pesquisei muito e vi muitas imagens de inspiração para não escrever bobagem! Mas, vou levar muito em conta o que acredito que seja o mais elegante, o que mais vai agregar beleza a essa gravidinha fofa! 

01. É importante dizer que por mais que as grávidas sejam lindas e estejam vivendo um momento encantador, não dá para descuidar de si mesma. Isso vai muito além de hidratação no cabelo, depilação e unhas bonitas. Vai lá no fundo, na autoestima de cada mulher. Esse é o momento de se sentir o máximo e por mais que a barriga - e esse Ser lindo que está crescendo aí dentro - seja praticamente o centro das atenções, você também faz parte desse processo e deve estar se sentindo muito bem consigo mesma, incluindo aparência, saúde e estado de espírito, assim esse momento vai ser especial para você e para o bebê.

Legging confortável e malhas para o inverno! Acessórios fazem a maior diferença nesse momento: reparem a gola de pelo e a bolsa - e o relógio também -.
02. O segundo passo é um dos que eu mais gosto: limpeza no guarda-roupa! Com muito amor por si mesma, espelho e uma boa dose de paciência, vale pegar um final de semana com aquela amiga - ou a consultora que vos fala, rs - e experimentar TODAS as roupas, peça por peça, para ver o que ainda você consegue vestir sem apertar. Roupas que não fecham ou que estão fechando, mas com aquele sufoco, devem ser retiradas do seu armário e ir direto para uma mala. Se você não faz uma limpeza por lá há algum tempo, aproveite a vibe e separe roupas para doação ou para vender em brechós. O intuito é ficar com as peças que estão ótimas para serem usadas nesse momento da sua vida, que ficam bem no seu corpo. Nascendo o bebê, você pega a mala e retorna com as peças pro closet! Essa é uma ótima forma de perceber o que você tem e o que você precisa comprar.

Blusas e vestidos soltinhos arrematados com casacos e blazers dão certo! Aproveite para usar enquanto a sua barriga não está tão grande.
03.  Faça um corte maravilhoso no cabelo! Você pode dizer: "Grazy, como assim?". É verdade. Nessa fase da sua vida e depois com o bebê, você vai precisar estar arrumada com facilidade e praticidade. Li em algum lugar sobre o Proença ter dito que o corte de cabelo da moda é aquele que funciona com o nosso estilo de vida, naquele determinado momento da nossa vida. Escolher um corte moderno e prático, que seja fácil de manter e comprar cremes e shampoos de boa qualidade para manter a hidratação em casa e com rapidez é a terceira dica de ouro que eu posso dar! Cabelo arrumado eleva qualquer autoestima, se olhar no espelho e gostar do que vê então...

Vestidos soltinhos ou sobreposições quentinhas são ótimas para o início da gravidez. Botas são confortáveis e ajudam a deixar tudo mais feminino.
04. Depois que você já fez a limpeza e já cortou o cabelo, começam as compras! Por onde começar? Pelos acessórios! Eles vão continuar no seu closet depois da gravidez e vão multiplicar a sua possibilidade de looks! Mas só compre o que você gostar, o que você amar! Colares, lenços, brincos, bolsas, pulseiras... Pode fazer a festa!

Meia calça e os vestidos de inverno são os melhores aliados!
05.  Primeira etapa de compras de roupa! A única regra dessa etapa é comprar apenas o que amar, o que gostar muito e o que for funcionar com o resto das roupas que você tem em casa. Eu sempre achei isso e depois vi que uma top consultora de moda escreveu a mesma coisa. Vá primeiro nas lojas que você costuma comprar as suas roupas. Desbrave as araras em busca de peças que você também vai conseguir usar na gravidez. Camisas mais soltinhas e compridinhas, vestidos fluídos, longos, peças com corte império, tops de seda bem soltinhos, e por aí vai. Você fica confortável e com o seu estilo de sempre, com a sua identidade de moda.

Adorei as duas combinações. A primeira é mais justinha e fica bacana enquanto a barriga não está grande. E a segunda é pela linhas retas que disfarçaram a barriguinha, deixando tudo bem harmonioso.
06. Tanto em lojas comuns ou de grávidas, o bom é investir no tecido e no corte mais apropriado. As malhas de boa qualidade - com boa modelagem, mais fininhas, com leves transparências, em cores neutras - junto com os tricots, podem ser uma melhor opção ao tecido plano, que amassa mais, é mais rígido e não tão confortável. Faixas e cintos marcando logo abaixo do busto - a tal linha império - é perfeita para grávidas, pois alongam, marcam a barriguinha na medida certa e ainda valorizam o colo e o busto, que normalmente é a parte mais bonita no corpo de uma grávida! Vestidos e tops mais soltinhos são ótimos e confortáveis.

Vestidos sempre serão seus melhores amigos! Nessa fase você ainda consegue usar uns mais coladinhos e com linhas de cinturas diversos. Mas, prepare-se para usar daqui a algum tempo a linha império! ♥
07. Sobre calças, saias e shorts: Bom gente, é aquilo: eu nunca fiquei grávida, mas tenho um certo nervosinho com barriguinhas e alguma peça apertando a cintura, sejam calças - se for jeans então -, saias e shorts. Se eu ficasse grávida, investiria e muito em leggings e vestidos soltos. As leggings não são vilãs! Sabendo usar você cria looks confortáveis e estilosos - com vestidos ou túnicas que ultrapassem o bumbum, mais ajustadinhas na cintura -. Mas, se alguém quiser usar calças, sugiro realmente comprar um modelo gestante, com elástico na parte das costas, ou algum outro tipo de regulagem na parte da frente. O importante é o cós estar "debaixo" da barriga e não no meio - se não forma aqueles papos terríveis no bumbum e na parte da frente -. Gente, o conforto é o mais importante nesse momento, mas a calça precisa ser sequinha, sem sobras de tecido, e comprimento certinho.

Tecidos fluídos, no verão, é uma maravilha, até porque o calor da gravidez vai vir!
08. Deixar o colo e o pescoço a mostra é um truque e tanto para "emagrecer" visualmente, alongando o tronco de uma forma toda especial. Os comprimentos ideias para quem está com a barriguinha crescendo a cada dia mais, são os longos e os longuetes, para deixar tudo mais longo. Se você não gosta muito, vale descobrir formas de usar que sejam só suas! O esforço é recompensado. Vai treinando enquanto não fica com o barrigão!

Os longos sempre deixam a figura mais longilínea, para apostar sem medo!
09. Como disse aqui em cima, o colo - seios, pescoço e ombros - é uma das partes mais bonitas de uma grávida! Fica bonito e é uma das poucas partes que não engordam tanto! Logo, valorizar essa parte é quase lei! Decotes tomara que caia - combinadas com linha império, que disfarça o bumbum e o quadril -, colares, brincos, aplicações, bordados, decotes assimétricos, vale quase tudo!

Não é porque você está grávida que vai deixar de ousar no look. Tudo o que você sempre quis usar pode ser usado, com jeitinho dá! Bolsas diferentes, maquiagens diferentes, e até, vestido branco!
10. Em relação aos saltos, vai de mulher para mulher, mas eu - e os médicos, e as outras consultoras de estilo, e o Maracanã - indico saltos mais grossos. Quem aí já viu uma grávida de salto agulha, bem fino, e era notório o desconforto e a dificuldade no equilíbrio? o/ Quem aí achou que esse mesmo salto ia quebrar de repente? o/ Então, poupe você, o seu tornozelo e toda a sua gravidez! ♥ Outra coisa a se lembrar é que os pés incham com mais facilidade, então, o interior do sapato deve ser confortável! Usaflex neles, se for preciso!

Adoro os looks da Jô e esse é bem bacana para as grávidas. É uma malha por cima do vestido! Simples assim! É confortável, quentinho e com os acessórios certos você deixa o colo em evidência, como a Jô fez, com a manga e o colar!

#E aí, o que você achou? Dê seu pitaco AQUI!

Fotos: Pinterest

Bjos