A industria têxtil de Santa Catarina

Conheço um amigo missionário que mora em Blumenau, ele sempre se orgulhou de sua cidade, sempre nos convidou para conhecê-la. E hoje estou profundamente triste, não só pela cidade ter passado por uma tragédia, mas também pelo meu amigo que perdeu tudo na enchente!
Imagine seu desespero ao ver tudo se perdendo. Segundo ele a água veio na altura do peito dele, sendo que ele tem quase 2 metros de altura (eu já tinha morrido afogada). Estou orando muito por sua família, e pela cidade. Por pessoas que perderam casas, lavouras e principalmente pessoas queridas!
“ Na cidade de Blumenau, uma das mais afetadas pelo desastre, nunca houve registro de um volume tão grande de chuvas. Apenas lá, até a tarde de terça-feira, 20 mortes já haviam sido confirmadas. Na enchente ocorrida em 1983, foram registradas 49 mortes no estado inteiro.”
Ele contou também como era assustadora a velocidade que a água ia subindo, o estacionamento do shopping sumiu por completo, a cidade está sem luz, água, e muitas pessoas ainda estão soterradas ou desaparecidas. Um caos completo.
Várias cidades de Santa Catarina se encontram em estado de calamidade pública, são a te agora 99 mortos e 19 pessoas desaparecidas!
Peço a todos os leitores deste blog que orem (ou rezem, meditem etc) por toda aquela cidade, hoje são eles é que estão sofrendo, mas poderia acontecer com qualquer um de nós!!

Santa Catarina e a Indústria têxtil:


“Na tragédia ocorrida há 25 anos ocorreram mais alagamentos, e a água subia lentamente, diferente do que acontece agora. Em 83, as enchentes devastaram o interior de Santa Catarina, fazendo com que os agricultores e suas famílias iniciassem a confecção de peças de vestuário para ajudar na renda, enquanto as lavouras se recuperavam. Durante esse período, o que era para ser uma produção familiar temporária foi percebida como uma vocação para produzir peças de qualidade, que logo conquistaram os estados vizinhos. Então, os investimentos em infra-estrutura para área cresceram e cidades como Rio do Sul se tornaram centros comerciais de vestuário. O setor de confecções no estado gera mais de 10 mil empregos diretos, apenas na cidade de Rio do Sul, com mais de 600 empresas. De Blumenau a Brusque, mais cidades trabalham no setor que se tornou a maior força do estado.Hoje, as indústrias têxteis e de confecção de Santa Catarina são diretamente afetadas pela enchente. Em Blumenau e Brusque as empresas suspenderam suas atividades. A região que abriga empresas como a Hering, Teka, Coteminas, Buettner, Karsten e Dudalina, sofreu com a falta de energia elétrica, o que impediu a continuidade das produções. Além disso, os funcionários não conseguiram chegas às unidades devido ao volume de água e a queda das barreiras nas estradas que dão acesso às cidades".

Fotos: Portais da moda

Fonte: Portais da moda