5 x Favela: Agora por nós mesmos

Ontem fui ao cinema com o namorado, sair um pouco e comemorar mais um mês de namoro. Ele fez essa surpresa pra mim e escolhemos assistir "5 x Favela: Agora por nós mesmos". O longa consiste na união de 5 curtas, produzidos finalmente por pessoas que vivem na favela, que a conhece no seu íntimo e não imprime sobresuas cenas e imagens os esteriótipos dignos de filmes gringos!
O resultado não poderia ser melhor! Um filme sutil, leve (até mesmo em cenas trágicas) e com a alegria do brasileiro. Não possui aquela visão romântica e poética da favela a ponto de nos levar a acreditar em coisas que por lá não existem.
O foco está nas pessoas, nas suas amizades, nos seus desencontros, nas suas dificuldades, nas suas famílias, coisa de gente, gente que vive, que morre, que sonha! Saí do cinema entendo melhor o que é se viver em uma comunidade. É como viver no meu bairro provinciano (Rs.), normal!
Afinal de contas, as pessoas são iguais, com as mesmas necessidades; só o que as diferenciam são os seus traços culturais.
Se puder ir ao cinema, veja "5 X Favela: agora por nós mesmos".
bjo bjo

@grazielepacheco

Fotos: Google