México: cor, formas e texturas

A cultura mexicana é extremamente colorida, cheia de detalhes, bordados, brilhos... um preciosismo sem tamanho! Uma cultura rica refletida no vestuário, muito usada pelos nativos. Saturação com cores terrosas, vermelhos, pardos, amarelos, verdes, rosas, tecidos de vários padrões. Embora tenha passado por várias modificações é umja cultura de identidade forte.
"Para as mulheres: uma túnica sem mangas, e um tipo de xale, chamada de reboco. Todas as roupas dos homens incluem uma camisa, calça, botas, sobretudo e uma grande capa, chamada de sarape. O ícone máximo do traje dos homens no México são os tradicionais sombreros. Sombrero significa chapéu em espanhol. Entretanto, o nome tornou-se consagrado, em todo o mundo, como o chapéu de abas enormes. Os sombreros têm normalmente um cone comprido e largas abas, usadas para a proteção contra o sol escaldante do México. Os camponeses geralmente confeccionam seus sombreros com palha, enquanto os mais abastados os fazem em feltro.Os trajes tradicionais mexicanos são enfeitados para ocasiões especiais e feriados."

Vemos no México muitas características parecidas com o Brasil. Não só no seu povo, na forma de governo, no comportamento de seus cidadãos, nas cores vibrantes, na alegria das festas e no corpo voltado para a dança. A culinária, a influência barroca européia, o sincretismo religioso e a indumentária denotam fortes resquícios da colonização, momento marcante e decisivo em ambos países. Acima de tudo, o que mais nos marca seria a tentativa de recuperar a tradição e aliar a ela a vanguarda.
Essa indumentária étnica daria uma ótima inspiração para coleções, não acham??
bjo bjo

@grazielepacheco

Fotos: Não me preocupei em salvar as fontes, mas estão todas no Google.