A importante lição de hoje!

Hoje eu recebi um e-mail da @Angelxrocha. Eu quase não li por falta de tempo! Mas valeu a pena! Foi minha lição do dia, que resolvi compartilhar com vocês!

Imagine um velório onde as pessoas se despedem do morto sem sair de seus carros: basta entrar numa fila, estacionar por alguns minutos e, da janela do veículo, o motorista e seus acompanhantes podem registrar sua presença ver o caixão e prestar ao morto uma última homenagem. Brincadeira de mau gosto? Antes fosse. Os velórios drive-through, no estilo McDonald’s, já são uma realidade nos Estados Unidos. E, por mais absurdos que pareçam, são apenas uma das milhares de manifestações de uma das características mais definidoras da nossa época: a pressa. Recentemente, entrevistei o escritor canadense Carl Honoré, autor do livro Devagar (Editora Record), sobre a aceleração dos nossos tempos e, além do velório drive-through, ele apontou, como exemplo da pressa sem sentido, um “curso de ioga par quem não tem tempo”! Não é à toa que o filósofo Mario Sergio Cortella diz que, hoje, a gente olha para o relógio, não para saber que horas são, mas para ver quanto tempo falta. Estamos sempre correndo para fazer alguma coisa. E, cada vez mais, expressões como “superatrasado”, “em cima da hora” e “morrendo de pressa” fazem parte do nosso vocabulário – e das nossas angústias.
.
É dentro desse espírito que adotamos o hábito de conciliar – ou forçar a convivência – atividades que normalmente exigem atenção. Dirigir falando ao celular; ler com a TV ligada; responder e-mails enquanto engolimos o lanche da noite; coordenar uma reunião atendendo ao celular a cada cinco minutos. Multitarefas? É o nome que se dá a essa capacidade de somar peras e bananas – que, para alguns, é virtude, para outros, loucura. Carl Honoré lembra que as pesquisas mais recentes vem demonstrando que nosso cérebro não é tão bom em multitarefas quanto pensávamos. Podemos até fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas a chance de fazê-las bem-feitas é mínima. E o desgaste mental costuma se imenso.

“A velocidade vicia”, adverte Honoré. E, como todo vício, pode trazer prejuízos para a saúde. Estimulados pelo ritmo e pelas possibilidades da tecnologia, temos tentado imprimir às nossas vidas uma aceleração que, quase sempre, se traduz em irritabilidade, ansiedade, cansaço e, acima de tudo, uma intolerância imensa com nossos próprios limites e com o ritmo mais lento de outras pessoas. Querer fazer tudo às pressas, ou tudo ao mesmo tempo, tem nos roubado de nós mesmos. Voltar a fazer uma coisa de cada vez, quando for possível, pode soar banal, mas nos deixa mais próximos da tão sonhada qualidade de vida. Viver com o pé no acelerador, como se tudo fosse “para ontem”, é castigar o presente e – o que é pior – pode comprometer nosso futuro.
Leila Ferreira, jornalista


bjo bjo
@Grazielepacheco