Eu estava um dia na casa de uns noivos para escolher os looks deles para um ensaio de pre wedding, até o momento que avistei uma ELLE de junho de 2014. Achei a capa bacana e comecei a folhear a revista sem compromisso. Foi aí que deparei com uma super matéria sobre a Osklen e o Oskar Metsavaht, o empresário criador da marca mundialmente conhecida como de vanguarda. Eu pedi a revista emprestada para os noivos e eu e o Jeff devoramos a história desse cara brilhante e é justamente sobre isso que vou falar nesse post! Vem comigo!



Para esse post fiz um copilado de frases que falaram muito comigo, por diversos motivos. O que mais me chamou atenção de forma geral na matéria é que é bem verdade o que sempre achei. Se você quer fazer moda, trabalhar com moda, não estude apenas isso. Estude sobre seu povo, sobre política, tenha interesses e hobbies variados. Dê preferência a história, a Arte, a cultura e deixe a moda em segundo plano. Foi justamente por isso que preferi estudar Artes e Arquitetura.


Saber sobre política e sobre o que está rolando com o mundo que vivemos é fundamental! Como você vai criar moda se está mais preocupada com o que é tendência? Vá direto na fonte, ou seja, nas pessoas e perceba as suas próprias tendências. Tanto para a criação quanto para os negócios.

Saber os rumos não só do seu mercado, mas de todo o mercado é muito importante para manter a sensibilidade ativa. Oskar sempre está conectado com o estilo de vida em que acredita e vive, assim como Louis Vuitton e Chanel. Aliás, Chanel mesmo disse que não criava vestidos esportivos porque outras mulheres faziam esportes, mas sim porque ela mesmo fazia. Sinceramente, brilhante! ♥



Uma outra coisa super bacana que faz todo sentido é que Oskar não acredita mais - assim como eu - na divisão de empresas pela faixa etária e pela geografia. A divisão que faz sentido é a pelo estilo de vida. Focar nas pessoas que acreditam nas mesmas coisas que você amplia seu mercado, e o seu cliente pode estar em qualquer parte do mundo.


Oskar também é um super entusiasta pelo Brasil, mas ele mesmo admite que está ficando cada vez mais difícil acreditar e ter uma empresa por aqui. Se as coisas complicarem ele estuda a possibilidade de tirar a produção dos solos brasileiros. Além disso também não acredita mais no país como um eixo de inovação e criatividade como antes se esperava. 



Como já vimos ali em cima, Oskar é super atento aos movimentos que estão em voga e nos que estão virando tendências comportamentais. Uma que ele está vivendo agora na Oskar é a aproximação com a Arte, que segundo ele está na moda porque está no ar. Daí surgiu a parceria com Inhotim. Também, como já sabemos, todas as suas criações são vinculadas a natureza e a sustentabilidade, mas não porque é uma realidade de mercado. Isso faz parte da vida de Oskar desde de criança, quando esquiava com a família e velejava por vários lugares. Falar do que você vive é sempre mais verdadeiro, e sempre gera mais conexão.


Adoro essa frase final. É exatamente isso que vejo no trabalho de Oskar. Ele reinventou o nosso Brasil para os brasileiros e nos mostrou para o mundo! ♥ Agora falta a gente fazer isso também!

E você, o que achou? Não esqueça de comentar!

Com carinho,
Grazy.