Arte e moda no inverno 2012

Umas das grandes tendências apontadas pela inglesa Ima Campbell, editora do WGSN, para o inverno 2012 foi o Art Nouveau (se fala "Ar Nuvô"). Vocês não sabem o quanto eu fico feliz quando vejo o casamento da arte com a moda!
E a "escolha" do Art Nouveau não é aleatória, com muitos pensam. Desde o início o estilo sempre esteve ligado as artes aplicadas (arquitetura, design, artes gráficas, mobiliário). Desenvolveu-se entre 1980 e a Primeira Guerra (1914-1918, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos. Teve fama internacional após o projeto de redecoração da casa do colecionador de arte Siegfried Bing. O projeto da Art Nouveau Bing foi apresentado na Exposição Universal de Paris em 1900.

Alphonse Mucha. Zodiac. 1896. Color lithograph. 65.7 x 48.2 cm.
Alphonse Mucha. Reverie. 1897. Color lithograph. 72.7 x 55.2 cm.
O mais legal desse movimento foi o tensionamento entre as belas-artes e o artesanato, isso se deu pelo valorização dos trabalhadores, suas técnicas manuais e a recuperação do trabalho coletivo. Além de conversar com a produção industrial em série, um dos grandes questionamentos da arte moderna (Walter Benjamin que o diga!). Nesse momento a lógica e a engenharia foram valorizadas como técnicas de arte. Mas tudo isso não foi do nada! Se olharmos para a sociedade daquela época vamos nos deparar com um grande crescimento da burguesia e da industrialização. Em relação aos materiais, foram utilizados: fero, cimento, vidro.
Friso sobre o proscênio do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro.
No Brasil um dos maiores representantes deste movimento foi o pintor e designer Eliseu Visconti. Em 1892, Eliseu ganhou como prêmio uma bolsa de estudos na Escola Guérin de Artes Decorativas em Paris. Um de seus proferssores foi o grande mestre do Art Nouveau na França, o arquiteto suíço Eugene Grasset. Mas Eliseu era diferente. Ele não visava ser um artista gráfico, não queria ser um desenhista industrial; ele só queria procurar uma nova forma de expressão com os recursos das artes decorativas e ensinar arte no Brasil.

A música - 1898. Eliseu Visconti.
Estudo para o Brazão da Cidade do Rio de Janeiro. Eliseu Visconti.
Ex-libris da Biblioteca Nacional. Eliseu Visconti.
Estampa para seda. Eliseu Visconti.
Mas e na moda? Como esse casamento acontece? Não consigo para de pensar no desfile da 3.1 Phillip Lim do inverno 2011. Ele usou estampas, formas e cores que remetiam ao Art Nouveau de uma forma bem moderna e não muito romântica.

 A Maraolo lançou no Minas Trend Preview sua coleção para o inverno 2012. E advinhem qual é o tema da coleção? Art Nouveau.

Quem lembra do look da Selena Gomez no VMA, premiação da MTV?

Imagem: Fashionismo.

E a Gwithney Paltrow linda nesse look super diferente?


E no Minas Trend Preview, a grife Última Hora apresentou uma coleção voltada para os anos 70 (outra tendência que falaremos depois), mas essa peça em especial me lembrou mais o Art Nouveau!

Ainda no Minas Trend, Claudia Arbex, design de acessórios que eu adoro, apresentou uma coleção linda e totalmente inspiradora!

Imagem: Chic/Agência Fotosite
Imagem: Chic/Agência Fotosite
 E por último, imagens para nos inspirar nesse feriado tão "mortinho".

Bjos

@Grazielepacheco