As bolsas da Sarah

Como uma libanesa uniu o útil ao agradável

Fico muito feliz quando alguém consegue fazer o que ama e ainda inspirar e ajudar outras pessoas que precisam descobrir que são úteis. Eu sempre acreditei que existem coisas boas, que pessoas podem ser felizes e que a moda pode ser um pouco justa com as mulheres. Não está acreditando? Pois foi justamente isso que a libanesa Sarah Bedoun conseguiu realizar! 
Convenhamos que o Líbano vive um momento de instabilidade política e social muito grande por conta de tantos conflitos que existem por lá, mas isso não foi impedimento para que a Sarah pudesse abrir uma empresa muito lucrativa a partir de um programa de capacitação profissional de mulheres prisoneiras de Baabda, 10 km longe de Beirut. 

Aqui a Sarah, gente!!!
Sarah cursou Ciências Sociais e na sua dissertação de  mestrado se dedicou a estudar sobre a prostituição e a realidade das mulheres prisoneiras no Líbano. Após isso foi incentivada por uma ONG para começar um programa de reabilitação nas prisões, onde as mulheres aprenderam os trabalhos manuais, começaram a receber por produção e ficaram preparadas para exercer a profissão quando fossem libertas. Fiquei completamente surpresa em saber que existem prisões que conseguem recuperar as pessoas! Ufa, Deus é bom!
No início foram apenas 12 peças bordadas que foram vendidas em uma banquinha na feira mais tradicional do centro de Beirut, hoje são 150 artesãs espalhadas pelos vilarejos do Líbano e muitas foram treinadas por ex-detentas. Além de ter crescido, a Sarah'bag possui status de grife. As peças passeiam pelos closets de Catherine Deneuve e da Rainha da Jordânia. São vendidas na Collet de Paris, na Harvey Nichols de Hong Kong e na Bloomingdale's de Dubai.
Qual é o motivo de tanto sucesso? Além de toda essa história por trás (linda por sinal) as bolsas são totalmente feitas a mão. Exibem bordados meticulosos e muito bem feitos, ao ponto de terem peças que demoram mais de 20h para ficar prontinha! Possuem muitos recortes, miçangas, crochês e até caligrafia árabe. Para olhar, admirar e refletir! E no site você pode ler a história de muitas artesãs!


E tem até linha infantil!!



#Muito amor, não é mesmo?

Bjos
S2