Meu tratamento com Isotretinoína - Acnova

Pagando a dívida!

Sei que estou devendo esse post a alguns meses, mas é que quando a gente sabe que o post vai ser demorado, a gente vai enrolando um pouco! Mas, ô, tá saindo! rs. Bom, na verdade para falar desse tratamente, preciso falar de um outro que fiz antes, para o casamento! Então, se prepare, as imagens são muito fortes! hahaha

1º: Bem antes de começar o primeiro tratamento! 
Nessa foto eu deveria ter uns 17 anos e estava no meu auge de acne! Sendo que, antes disso, eu não tinha um cravinho se quer. Na verdade, começou no meu colo, depois foi para as costas e depois para o rosto!


2º: Um mês antes de começar o tratamento para o casamento! 
Aí nessa foto eu estava sem make alguma - igual a de cima - e vocês podem perceber a quantidade de cravos e espinhas que eu tinha! Fora, o quanto a minha pele era oleosa! E a raíz dos cabelos? Óleo puro!


3º: 9 meses de tratamento
Fiz um tratamento com gel e produtos passados diretamente na pele e tratei alguns cistos que eu tinha nos ovários! Tinha sumido completamente as espinhas das costas, do colo e do rosto. Fiquei apenas com algumas manchas nas costas. Mas, nunca gastei tanto dinheiro na minha vida em apenas nove meses!


4º: Minha pele antes da Isotretinoína: Depois de 1 ano e quatro meses, senti que minha pele estava voltando a ficar com espinhas e também queria tirar de vez as manchas nas costas. Fui em uma dermato - a Bernadeti Macedo - levei todas as minhas receitas, tudo o que tinha usado durante o outro tratamento e o que estava usando naquele momento!


Aí, ela me receitou o Acnova - Isotretinoína -. Eu não conhecia a medicação, só sabia que não podia engravidar e não sabia os efeitos colaterais! A médica também não avisou. Comprei o remédio e fui ler a bula! Quase caí pra trás! Me desesperei mas aceitei o risco e comecei a tomar em janeiro deste ano.


A primeira diferença que senti foi a raíz do meu cabelo bem menos oleosa! A boca começou a ressecar muito e aí comecei a usar bepantol para dormir e durante o dia usava Epidrat fator 30 de proteção. Como não sabia de nada, comecei a procurar no google os efeitos colaterais mais comuns e como eu deveria tratar. 

Foi ali que descobri algumas coisas interessantes que é sempre bom dizer, tanto para lembrar quem já sabe quanto para avisar aos pedidos por aí, que nem eu estava! Então, listei os efeitos colaterais que eu senti:

* Lábios, olhos, garganta e nariz muito secos: Por isso que tem que beber muita água! Para tentar hidratar um pouco o corpo! Outra coisa super importante que nin-guém fala - sei lá se é por pudor - mas você irá precisar de lubrificante para continuar tendo relações sexuais, fora isso é completamente impossível! Outra coisa super importante também: o cocô também resseca e por causa disso muita gente tem hemorragia anal - eu não tive, graças a Deus!! - então, sentiu vontade, vai na mesma hora e coma bastante fibras!

* Do nada comecei a ter espinhas internas enormes, doloridas e vermelhas: Elas secam depois, mas durante o tratamento tive uma bem na bochecha e "catuquei" um pouco e estou até hoje com a marca, que está saindo por conta de um ácido que estou usando agora! Então, não catuquem suas espinhas e nem cravos!
a bendita manchinha vermelha! ;)
*Queda de cabelo: Gente, esse efeito eu comecei a sentir durante o segundo mês de tratamento e até hoje cai bastante - parei de tomar a umas duas semanas -. No início foi assustador, achei que fosse ficar careca, o que sempre achei ser impossível. Vale lembrar que tem gente que fica calvo mesmo, até depois de ter parado de tomar o remédio! haha

*Unhas que nem um papel: Minhas unhas quebravam por tudo! Aí minha dermato me receitou um remédio com queratina para fortalecer as unhas e ajudar os cabelos a ficarem firmes na cabeça! Deu certo! Hoje estão menos fracas!

*Cansaço extremo e dores no corpo: Durante esses meses de tratamento me senti muito cansada, exausta mesmo! Algo que nunca tinha sentido antes. Fora que fiquei super sensível, me sentia péssima, sem disposição e muito incapaz de fazer algumas coisas, como caminhada, por exemplo. Também sentia muitas dores no corpo, minha vontade era ficar imóvel!

*Aumento da enxaqueca biliar: Pois é, eu tenho enxaqueca biliar e tinha uma crise a cada duas semanas! Elas variavam de grau, mas era terrível sempre!

*Tirar o buço? Nem pensar: Eu, super desavisada - e sem falar com a minha depiladora - fiz o buço com cera quente. Gente, sério, minha pele saiu junto! Eu fiquei uma hora no salão esperando ficar menos sensível para sair no sol! Fiquei igual a um palhaço, foi terrível! A depilação na virilha e na perna ficou bem mais dolorida, vocês não sabem o quanto, mas passa! Tudo passa! A minha pele da perna também saia, algumas vezes, e por isso tinha que passar filtro solar nelas também, para não manchar a região que ficou sem pele!

*Lentes de contato: um sofrimento: É gente, quem usa lente de contato, como eu, vai enfrentar um problema. Tive que parar um pouco de usar pois meus olhos estavam muito secos, tipo a lente pulava para fora do olho! Ainda uso muito colírio e a lente de contato estou voltando usar aos poucos. Durante o tratamento, como as defesas do corpo ficam mais baixas, temos a chance de pegar um conjutivite, mesmo sendo super limpinha com as suas lentes! Eu não peguei, graças a Deus!

*Sol: Nem preciso dizer que você precisa usar filtro solar mesmo em casa, mesmo quando chove, mesmo quando neva! E é pra passar de verdade! Se puder usar um hidratante com filtro solar, fica ainda melhor, pois sua pele vai escamar demais, você vai parecer cobra trocando de pele e o hidratante é fundamental!

*Nada de maquiagem pastosa: Tudo tem que ser leve, líquido, fluído. Nada pode obstruir seus poros nesse momento de renovação constante da pele.

*Não dá pra usar esfoliante: A primeira coisa que minha dermato falou que eu não poderia usar foi o esfoliante! Sua pele já vai estar mega sensível, não vai precisar ferrar ainda mais com ela!


E depois de todos esses sofrimentos aqui documentados, minha pele está muito melhor! Como disse, usei de janeiro a março e agora tive alta! Mas, ainda não terminamos o tratamento! Ainda tenho manchas nas costas e para isso estou usando uma fórmula de "Aha + Hidroquinona" em loção oil free. Essa fórmula eu também passo na virilha para dar uma clareada! Para a pele do rosto estou usando uma outra fórmula de "Ácido azelaico + Ácido kojico + chá verde" em gel e para as olheiras estou usando uma outra fórmula de "Ácido Tranexamico + cafeína" em creme em gel. E nos lábios continuo usando bepantol! ;)

#Gente, é isso! Qualquer dúvida, desespero, desabafo... comentem AQUI!

Bjos