15 dicas para uma vida organizada!

Tempo, tempo, tempo

Uma das piores coisas do mundo que eu vivi esse ano foi a tão famosa falta de tempo. Eu sempre falava que estava sem tempo, mas esse ano a coisa foi pesada! Experimentei pela primeira vez a criação de duas coleções inteiras, a divulgação e apresenteação delas e todas as suas ações de marketing.
Comecei a estudar pro mestrado, mas tive que parar nos primeiros preparativos de verão. Fora a saúde, a casa, o casamento, a Pippa, a beleza e o meu querido blog.

Tempo realmente é dinheiro, e foi nesse ano que eu entendi o centro dessa expressão. É porque o tempo é um instrumento para a realização de sonhos, tarefas, planos e estratégias, seja no que for! É com ele e por meio ele que a gente aprende, se forma, se casa, cresce e por aí vai. Por isso ele é uma moeda mega importante e tão mal aproveitada, pelo menos pela maioria das pessoas!


Por isso, ainda mais agora que o ano está chegando ao fim, eu quero aprender a organizar meu tempo tanto na vida quanto no trabalho. Então, fiz uma pesquisa de dicas que acho que realmente possam funcionar e resolvi dividir com vocês! Vamos lá?
01- Tenha uma agenda!
Você pode achar que isso é bobeira, mas não é! Desde os meus 12 anos eu tenho agenda! Sempre tive muitas atividades e ela me ajudava a lembrar de consultas e a planejar meus estudos, provas etc. Se você for uma pessoa super atarefada, é vantagem ter uma agenda semanal e fazer sempre um planejamento mensal, de acordo com os seus objetivos para o ano (alô resoluções de ano novo!!) Assim dá para ter uma ideia global dos pepinos que você vai enfrentar! Essa parte da organização eu já cumpro!


02- Prioridades!
Junto com "tenha uma agenda" entra a identificação de prioridades! Saber o que precisa ser feito urgentemente (quando já estamos sem prazo algum, sabe?), o que é importante e o que pode esperar mais alguns dias! 

03-  Não queira abraçar o mundo!
Não exagerar nas tarefas é o primeiro passo para conseguir dar conta de tudo! Essa é a parte que mais preciso aprender! Sempre quero fazer tudo: lavar o banheiro, escrever textos, estudar pro mestrado, ver filmes e desenhar em um mesmo dia! É claro que não faço nada disso e ainda acabo cansada e frustrada! =/


04- Tenha hora para terminar!
Para cada atividade que você planejou fazer é importante ter a hora de início e a de término. Assim você consegue cumprir o que você planejou!

05- Emails, emails, emails!
Se você é lotado de emails todos os dias sabe como é difícil responder todos e ainda apagar e organizar a caixa de entrada. Uma coisa que ando aprendendo a fazer é ter horas determinadas para abrir o email! Ficar sempre conectado, lendo cada email que chega de uma vez só vai fazer você perder tempo e o foco. Separe um tempo específico para isso! E se você começou a ler um email e ele precisa ser respondido, responda naquele momento! Sem mais! 


06- Tarefas difícies e tarefas fáceis!
Deixe as tarefas mais difícies para o momento que você tem mais energia e as fáceis para o momento que você já está mais cansado!

07- Mesa organizada!
Seja em casa ou no trabalho, é super importante manter a mesa de trabalho organizada. Assim você não perde muito tempo procurando algo.


08- Computador limpo!
Arquivos em seus devidos lugares, desktop com poucos ícones e tudo bem nomeado é a chave para não perder coisas importantes, incluindo o seu tempo! Isso é outra coisa que preciso aprender com urgência!

09- Lista de telefonemas!  
Para não perder tempo eu faço uma lista com todas as pessoas que eu preciso ligar junto com seus respectivos números. Separo um tempo e ligo para todas de uma vez! Na época em que eu estava organizando o meu casamento essa dica foi mega útil!        


10- Acorda menina!
Se você tem muitas tarefas para cumprir acordar cedo é fundamental! Assim dá tempo de fazer tudo e adiantar outros planos!

11- Velocidade X Pressa!
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Velocidade é um ritmo que para você funciona e te faz produzir e a pressa, como todos nós sabemos, é a inimiga da perfeição! E você ainda fica estressado e exposto a várias doenças! E com certeza de mau humor!


12- Internet, meu bem!
Use a internet a seu favor. Aqui em Pelotas ainda não tem, mas em cidades maiores vários mercados já possuem loja virtual! Assim fica bem mais fácil, rápido e econômico fazer as compras do mês! Pagar contas e fazer outras coisas pela internet economiza várias horas do seu dia!

13- Relaxe, baby!
Ter momentos de lazer e descanso é fundamental! Eu não tenho isso com qualidade a algum tempo! Mas vamos conseguir juntos, né?


14- Cozinhe!
Já que você vai cozinhar, faça uma porção a mais e congele o que sobrar! É uma forma de economizar tempo quando for preparar a próxima refeição! ;) 

15- O primeiro!
Quando for ao médico, dentista ou qualquer outro lugar que você possa marcar horário, tente sempre agendar o primeiro horário! Você corre o risco de esperar menos! Eu já fiz isso algumas vezes! É ruim para acordar, mas realmente o dia rende MUITO!

#Gente, vai dar certo! Vocês estão animados? Comenta AQUI!!

Bjos