Outubro Rosa: Como prevenir o câncer de mama?

"Para todas nós, mulheres..."

É mais do que comprovado que o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres; uma média de 50 mil novos casos são diagnosticados a cada ano. Por isso que o conhecimento sobre o seu próprio corpo é importante para perceber a doença precocemente, momento onde as chances de cura chegam a 95%.

Não há uma causa exata para a doença, mas alguns fatores aumentam as chances, como: o fato da mulher não ter tido filhos, a própria idade avançada, ou quando a mulher teve seu primeiro filho em idade avançada, o fato de não ter amamentado, as reposições hormonais, a menarca precoce e a menopausa tardia. Também há chances maiores quando os parentes de primeiro grau tiveram câncer. A forma mais fácil de perceber é prestar atenção se há caroços, nódulos da mama, que normalmente são indolores. Às vezes também aparecem nódulos nas axilas. Mas nem sempre é possível sentir os nódulos, por isso é importante sempre fazer a mamografia.


Se você, assim como eu, ainda não está na idade de fazer mamografia é importante prevenir! Existem alguns alimentos que nos ajudam nessa jornada, como: frutas, legumes, verduras, feijão, lentilha, grão-de-bico. É importante consumir no mínimo 400g por dia - divididos em 2/5 de frutas e 3/5 de legumes e verduras -. Mas tem também a listinha daqueles que não ajudam nada nada. São eles: os embutidos - "os conservantes em contato com o suco digestivos do estômago se transformam em compostos cancerígenos" =0 -, a carne vermelha pode ser reduzida a 50g por semana, o churrasco e o preparo de carnes a altas temperaturas também deve ser evitado - fritas ou na chapa, pois atuam na formação de compostos cancerígenos -. Ou seja, tudo que a gente gosta! =/


E pra quem já é mamãe a dica é: amamentem! Essa ato diminui de 10% a 20% os riscos da mãe desenvolver a doença. 

Vamos nos conscientizar cada dia mais! Para maiores informações: AQUI!

Com carinho,
Grazy.