Adoro estar cercada por pessoas corajosas. Entendo por corajosa a pessoa que age com o coração. Quando encontro alguém assim, de alguma forma, a valorizo. A Arantxa é uma delas. Já tinha encontrado ela algumas vezes, nos falávamos pouco, mas sempre soube as ideias dessa menina. Desde muito nova ele não teve medo de seguir seu coração, e por isso, aqui em Pelotas ela é uma das vozes da sustentabilidade na moda, não apenas estudando o tema, mas partindo para a ação. Acho que você precisa parar o que está fazendo para ler a entrevista dela. ;)


Dia cinza em Pelotas, quando entro no Now ela já estava me esperando com seu suco de laranja. Pedi um expresso e saquei a camêra da bolsa. Quando vi, já tinha todas as fotos para esse post. Arantxa já havia me respondido as perguntas, então começamos a conversar sobre o tema, sobre manequins e outras coisas. Anteriormente já havia feito cinco perguntas simples, para que você conheça um pouco a história de suas ideias e o que ela espera da Feira do Rolo, evento organizado por ela e que será amanhã, no centro de Pelotas. Vem comigo. ;)

Grazy Pacheco: Como surgiu a ideia do Mercado das Pulgas? Com que idade começou?

Arantxa Von Apper: A ideia da feira de troca e venda de roupas e acessórios, surgiu quando eu ainda cursava o Curso Técnico em Vestuário, em 2012, eu tinha 17 anos. A princípio a ideia surgiu para ser um meio de me desfazer das peças que eu tinha acumulado, trocando por outras, sem objetivo de lucrar com essa iniciativa e sim, possibilitar que outras pessoas também entrasse nessa corrente de conscientização do consumo descontrolado. Já o nome Mercado das Pulgas veio para fazer referência as feiras realizadas ao ar livre, de uma maneira espontânea. Porém, como a prefeitura de Pelotas denominou a feira dos antiquários em 2014 com o mesmo termo, vi a necessidade de continuar a ideia, porém melhorando, dando vida a Feira do Rolo.



GP: Quando você teve o "estalo" em relação a moda sustentável?

AVA: A sustentabilidade veio a casar com a ideia de me desfazer de algo sem uso, podendo repassar para alguém que necessitasse daquela peça, para que ela continuasse sua vida útil em outras mãos. Com essa troca, a pessoa deixa de precisar consumir peças novas, o que se torna sustentável.


GP: Como você vê a sustentabilidade em Pelotas? Quais passos você acredita que deveriam ser tomados com urgência?

AVA: A sustentabilidade vem sendo muito discutida, mas ainda é muito teórica e pouco prática. Acredito que experimentar colocar a sustentabilidade como pauta cultural seria uma boa iniciativa para a cidade de Pelotas.


GP: E a Feira do Rolo? Que novidades ela vai trazer?

AVA: A Feira do Rolo veio como uma remodelagem da Feira Mercado das Pulgas, ainda funcionando da mesma maneira, convidando pessoas que estejam abertas a se desfazer de peças sem utilidade para elas e adquirir novas por meio de trocas e vendas, só que agora também contando com a presença de marcas locais, lojas de brechós e estilistas. A Feira do Rolo vem com a proposta de ser uma feira específica de vestuário na cidade de Pelotas.


GP: Por fim, como gosta de compor seus looks com as peças vintage que encontra?

AVA: Por ser estudante de Design de Moda, eu sei o valor da criação de uma roupa e/ ou acessórios e não consigo entender como ela pode deixar de ser vista como uma peça útil enquanto ainda tem condições de uso. E o que mais me encanta, é que aquela peça já usada, esquecida num canto qualquer, também tem uma história. Tu acabas vestindo mais que uma roupa e sim, os vários acontecimentos que aquela peça viveu. Por isso, gosto de misturar as peças vintages que eu garimpo junto com peças atuais, balanceando o look.


As inscrições para participar com banca já estão encerradas, mas você pode participar indo com suas roupas e vendo na hora se alguém se interessa em trocar peças com você. Em caso de chuva ou mal tempo, o evento será transferido. A informação será colocada amanhã na página do evento no Facebook.

Vai lá: Feira do Rolo
Travessa Conde de Piratini (Beco entre a Biblioteca Pública Municipal e o Banco HSBC)
Das 14h às 19h.
*Em caso de chuva ou mal tempo o evento será transferido.

O que você achou? Não esqueça de comentar!

Fotos: Grazy Pacheco

Com carinho,
Grazy