"Moda Pra que te quero", com Paula Acioli

A Marilda Campbell foi correspondente do Misturinha no evento da pesquisadora de moda Paula Acioli!
Eu adoro a Paula e tudo o que ela faz, mas por conta da faculdade fico impossibilitada de acompanhar suas palestras. Mas, para que ninguém saisse perdendo, a Marilda se disponibilizou, com um ato de gentileza, em fazer essa ponte.
Olha só o texto que ela escreveu pra gente!

Aconteceu esta semana (27/10) o encontro com a pesquisadora de moda Paula Acioli, foi o penúltimo da série RioSul de Bem com a Moda, em 2010, e o tema proposto foi “Moda prá que te quero”.

De forma sempre descontraída, Paula começou a apresentação com o que denominou: momento nostálgico literário. Nele mostrou imagens de sua infância e como as dificuldades – por ser muito magra, num tempo que magreza não era sinônimo de elegância, e por herdar as roupas das irmãs mais velhas – fizeram com que ela desenvolvesse sua criatividade, sua autoestima e o seu estilo.
Não se trata de uma relação de consumismo, muito pelo contrário, na infância Paula criou um apego com suas roupas e a partir disso pode compreender o que as formas, cores, estampas e texturas de suas roupas e acessórios puderam transmitir e, assim, pode aproveitar-los melhor.
Sua relação com as roupas foi tão forte que deu origem ao livro infantil “A menina que conversava com as roupas”. Mas, Paula não é a única a desenvolver um apego quase espiritual com suas roupas, o poeta dândi Oscar Wilde também desenvolveu uma relação de amizade e cumplicidade com seu casaco, a ponto de afirmar que apenas “ele” o compreendia.
Mas, Paula não parou por aí e nos fez o seguinte questionamento: e se as roupas pudessem conhecer o seu passado? A sua história? Como o sapato com 5.500 anos descoberto por arqueólogos na Armênia ou a maquiagem terapêutica de Cleópatra ...
O item do guarda roupa escolhido para conhecer o seu passado foi a lingerie ... e fomos guiados pela jornalista de moda Janaina Medeiros.
A partir de seu livro “Costurando para fora” fizemos uma viagem pela história da lingerie, desde as guerreiras da antiguidade até os dias de hoje, da chamada “intimidade pública”. São quase 4.000 anos.
O encontro foi encerrado pelo tradicional sorteio, no qual fui contemplada com um exemplar do livro da Janaina – estou mega feliz!!!


Marilda Campbell

A Marilda ainda ganhou um presentinho... que sortuda! Rs.
Marilda, um super beijo pra você e muito, mas muito obrigada mesmo!
bjo bjo

@GrazielePacheco