Inspiração: As vitrines da Selfridges

Eu sou totalmente a favor de vitrines-conceito. Não suporto vitrines abarrotadas de coisas, cheias de informações difusas. Eu olho e chego a ficar tonta com tanta coisa, e é claro que eu não entro, não me sinto atraída pelos produtos expostos. Creio que o caminho seja algo mais limpo, menos poluído e direto, afinal em poucos segundo precisamos ser pescados para que a loja venda!
Você, lojista, pode escolher entre colocar as peças principais, ou seja, que remetam a algo temático ou que estejam na "crista da onda" (depois dessa, descobri que tô velha!); ou então escolher não colocar peça alguma e encher de cultura a sua vitrine. A última opção é mega arriscada para lojas menores, confesso.
A Selfridges é uma loja de departamentos enorme que fica em Londres. Ela é tão antiga e famosa que é considerada por muitos um cartão-postal da cidade. Suas vitrines não vendem somente roupas, vendem informação, as tendências e o lifestyle londrino que agente tanto ama! Mas quem produz essas vitrines que mais parecem instalações artísticas? Existe várias empresas que são especializadas nisso. Toda a informação que você vê nas fotos abaixo são frutos de pesquisas de no mínimo dois meses.


Artistas já foram convidados para expor suas instalações que ficam exibidas durante um tempo. Um exemplo é o artista britânico Kyle Bean que compos a sua intalação com a loja aberta o que acabou transformando a experiência em uma performance. O conceito base da obra de Kyle foi a teoria científica da Lei da Conservação de Massa, que acredita que a matéria não poder ser criada ou destruída e sim transformada. A Honda e a Coca-Cola apoiaram o projeto.Veja o vídeo incrível dirigido por Robert Leonard.



Vi uma reportagem no Globo News que falava dessa loja e da sua escolha em vender informação. Andando pelas ruas próximas a equipe peguntou a uma inglesa e a uma brasileira o que elas achavam dessa escolha. A primeira disse que achava legal e que isso atrairia as pessoas que estão em busca de qualidade, mas ponderou dizendo que muitos turistas que não conhecem a marca não seriam atraídos, e a brasileira disse que não gostava muito, afinal, ela queria ver as peças! OMG, vergonha alheia! Ainda bem que essa reportagem so passou para nós, brasileiros! Você pode ver ela aqui ó!

bjos