Ronaldo Fraga e a transposição do Rio São Francisco


A frase acima foi dita pelo próprio Ronaldo Fraga, um dos maiores e melhores estilistas brasileiros, na minha humilde opnião. A frase faz todo sentido, afinal as pessoas são mais importante do que suas próprias roupas. Seria óbvio se não fosse difícil de ser encontrado na moda brasileira (ou até na moda mundial), para ver a importância das pessoas é preciso ter sensibilidade e tirar o foco do mercado, o foco do vendável, do que pode nos dar lucro.
Para a coleção de verão 2009, Ronaldo explorou o tema do São Francisco. Na época a discussão sobre a Transposição desse mesmo rio estava no auge. Para você que não lembra, esse projeto do Governo Federal (Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional) deseja transpor parte das águas do rio para irrigar a região nordeste e semi-árida. Uma obra grande, assassina e muito cara (orçado em R$ 4,5 bilhões). 


No papel essa obra até tem sua relevância, mas as coisas mudam quando vemos os dados mais de perto. Serão construídos dois canais de 700 quilômetros, mas irá abrangir somente 5% do território e só 0,3% da populção do semi-árido brasileiro, além do impacto no ecossistema do rio e ao redor dele. 
Muitos críticos dizem que os únicos beneficiados serão os grandes latifundiários nordestinos, porque grande parte dos 700 quilômetros passam por enormes fazendas e o real problema do nordestino que sofre com a seca não seria solucionado. E os absurdos não param por aí. A água será retirada de uma região onde há forte demanda para uso humano e animal e será levada para um outro lugar onde a finalidade é oferecer água para a agroindústria e a carcinicultura (criação de camarões). Aqui você pode ver as partes ruins e boas do projeto.
E aí, eis que o Ronaldo resolve fazer uma exposição sobre as belezas e riquizas do São Francisco. E tenho certeza que o resultado foi muito mais rico do que um desfile no SPFW. Assim que soube que iria para o Rio pulei de alegria, afinal poderia ver a exposição. Ao convite da Lauren (do Moda Trash) fomos juntas. Ela ficou me esperando milhões de anos por conta do trânsito. 
O incrível trabalho e a sensibilidade artística do Ronaldo está presente em tudo! Algo que emociona e nos faz conhecer a beleza imensurável das pessoas que vivem pelo Rio Chico. Essa exposição protesto, esse tensionamento que a arte nos proporciona, fez com que as peças expostas tivessem uma importância a mais!
Bom, vamos para as fotos?


Hoje é o último dia da exposição que está no Prédio do MEC, lá no Centro. Mais informações? É só vir aqui!

#Ai, diz alguma coisa, vai! haha

Bjos