Fashion: Moda Pelotas 2014

"Ele está de volta!"

Para quem não sabe, o Moda Pelotas foi a primeira coisa ligada a moda com que trabalhei quando cheguei a Pelotas. É um evento importante, o único grande desfile de moda da cidade e fico muito feliz por ele estar de volta. Mas, sempre podemos melhorar, aprimorar, em toda e qualquer área. E eu, como boa convidada, estou aqui para comentar algumas coisas que acho importantes.

Em primeiro lugar vi um avanço enorme em relação a atenção ao desfile. Me pareceu que as marcas se preocuparam em escolher uma música que tivesse o conceito da sua coleção. A Rosa Limão por exemplo, criou um cenário para o desfile - ainda simples, mas o que a estrutura do evento permite -, vi que algumas marcas colocaram vídeos sobre as coleções antes de começar o desfile, e a Vicenza Launch, que não é uma franquia e nem uma multimarcas que tem a facilidade de pegar uma peça de marketing pronta, fez um vídeo fofo sobre sua coleção. Muitas marcas também adicionaram adereços nos cabelos das modelos - que são sempre os mesmo em todos os desfile por conta do revezamento de modelos -. A Vicenza novamente foi uma das mais bem sucedidas, pois não fez o mesmo ornamento para todos os looks e teve a sensibilidade de usar materiais interessantes, que me fez ter o desejo de usá-los no dia a dia. Essas e outras coisas nos fazem ver que a sensibilidade dos empresários de moda da região está ficando mais aguçada.


Eu sei que não é fácil ter uma empresa, uma marca. Que muitos outros assuntos mais sérios tomam conta da cabeça dos empresários, mas se você topou expor sua marca, suas criações, o produto que você vende e a sua essência - sim, sua essência, te garanto que a sua marca tem muito de você - vale a pena parar, respirar e criar. O que quer que seja, se tiver o DNA da sua marca, vai cativar e envolver as pessoas. As meninas da Opulência são um exemplo disso que estou falando. Em tudo que fazem elas se doam, criam, pensam. Sinto o carinho delas por todos os detalhes de sua empresa. Lá elas tinham um stand lindo, expondo suas peças, além de distribuírem brindes para as pessoas que assistiam ao desfile, despertando o interesse das pessoas em irem conhecer seu espaço físico. Elas não estão no piloto automático, elas passam por cima dos possíveis problemas e encaram o desafio de serem grandes no que fazem.

 
Vi isso também na Vicenza Launch. Antes que alguém pense que sou amiga da Tati Costa, já aviso que nos falamos poucas vezes. Realmente reconheço trabalho e persistência na marca dela. Sair da zona de conforto de apenas revender peças de roupa - e isso já é muito difícil - e passar a fazer as suas próprias peças não é tarefa fácil. Envolve tempo, muito investimento, dúvidas e obstáculos diários. Posso dizer que dos desfile que vi ontem foi o que mais teve informação de moda, mais identidade, mais originalidade, que apresentou algo que eu só poderia ver naquele evento, naquela noite. 


As marcas de sapatos deram um salto considerável. As peças que complementavam os sapatos estavam muito coerentes. A Ateliermix escolheu seguir o conceito da coleção, ficou muito bom. Já a My Shoes teve a sacada de comunicar seus produtos diretamente ao seu público alvo. Quem aí não suspirou pelo primeiro look - shorts jeans preto destroyed + t-shirt básica preta + sandálias douradas -  completinho? 

Nos novos nomes assisti somente ao desfile da Ideia de Elefante, uma marca que tenho muito carinho. Tudo era bem ingênuo, leve, como uma passeio no jardim. Vejo muito futuro neles. De uma forma geral, acho que estamos melhorando. Temos um longo caminho pela frente, é só fazer o dever de casa: parar, sentir, criar e realizar. E claro, saber onde se quer chegar!

*Ah, o look que usei no evento foi esse aqui debaixo!
E aí pessoal, o que acharam? Comentem AQUI!


Com carinho,
Grazy