Fashion e Luxury: a moda de Pelotas

E eu não me contive!

Ontem foi dia de desfile! O sucessor do Moda Pelotas, Fashion & Luxury, é um evento somente para convidados - cerca de 300 pessoas - com bebidinhas e comidinhas, poucas marcas e um tantinho de glamour. O idealizador do evento, André Guerra, foi muito feliz em não ter escolhido muitas marcas, assim, tudo fica mais breve e você não se cansa até o último desfile. Na passarela, cada marca desfilava 15 looks, com modelos profissionais. 

Eu preciso comentar algumas coisas, mas peço que não me levem a mal. Não é nada pessoal com absolutamente ninguém, é que conheço outras realidades diferentes e acho que sempre vale a reflexão, para crescimento mesmo! Já aviso que as fotos não estão boas, pois nem ia fazer post, mas, resolvi falar!

*Primeiro ponto: Tenha uma coleção! Não importa se você é uma multimarcas, uma franquia ou um estilista. Você precisa ter uma coleção, uma história para contar, um ponto de partida para montar os looks, a divulgação, para ter algo harmonioso, que seja certeiro em seus clientes! Sinto falta de um pouco mais de conceito nos desfiles. A verdade é que as marcas não se preparam tanto para os desfiles - até porque normalmente os donos e seus assistentes estão cheios de trabalhos, sem grana para bancar outros profissionais de moda para fazerem o serviço! Mas para isso existem ESTAGIÁRIOS, para aprenderem na prática e começar com a tão temida experiência - e com isso os looks ficam sem graça, sem apelo comercial, sem informação e conceito de moda. Os lojistas também precisam aprender a confiar nessas pessoas e saber conversar, falar o que gosta e o que não gosta e não se apegar a modelos antigos. A troca de experiências - a da Academia com o Mercado - é que formam os profissionais.

*Segundo ponto: Se as marcas soubessem como a trilha sonora faz um desfile ser melhor... Vale sentar uma tarde, pensar nas sensações que a coleção traz ou que você acha que o seu público alvo precisa, fazer uma pequena seleção de músicas, pedir para alguém uni-las em uma faixa só e pronto! Você até pode dizer: "nossa Grazy, quanto trabalho...", mas pense bem, essa é sua empresa, é seu trabalho, é quem você é! Você não precisa de um pouco mais de atenção? Sua marca também! A ideia não é pegar uma música da moda ou deixar por conta dos organizadores! A marca é sua, a coleção é sua e você precisa saber o que quer passar, o que quer vender até na trilha sonora.

*Terceiro ponto: Cabelo e make. Eu sei que faz parte da organização do evento, que é como as coisas funcionam porque é assim que dá mais certo em Pelotas. Mas as marcas poderiam começar a pensar em também colocar conceito nessas partes, assim como na trilha sonora. O seu público alvo tem um jeito de usar o cabelo, de se maquiar? Proponha em cima disso novas formas em seus desfiles. Cause desejo! Me faça sair do seu desfile louca para visitar a sua loja!

O desfile que mais vi conceito foi o da Vicenza Launch (último da foto abaixo). Me surpreendi com os acessórios das modelos, eles contavam uma história junto com os looks! As modelos usavam o mesmo cabelo de todos os desfiles, mas isso quase não foi percebido pois os looks acompanhavam casquetes e boinas. Viu? Não é impossível passar conceito nos penteados! Me deu muita vontade de comprar uma casquete e luvas curtas!

O segundo que mais gostei foi o do Gaúcho e Prenda. Nunca curti música gaúcha, mas foi um desfile muito bom! Em primeiro lugar, tinha uma trilha sonora que contava uma história. Imagina um desfile de roupa gaúcha tocando pop americano? Não dá, né? Nisso foram felizes! Nos transportaram pela música ao cenário que queriam. Pensei em comprar a saia vermelha e a capa cinza (segunda da foto abaixo), por exemplo.

O mais feliz em "criar desejos" foi a Lilica & Tigor (foto da menina loirinha). Primeiro me deu vontade de ter filho, para eles serem lindos, usarem Lilica & Tigor e ainda desfilarem para a marca. Não tinha muito conceito, mas as crianças eram tão fofas, tão lindas e tão divertidas que acabou levando o título de melhor desfile da noite para muitas pessoas que perguntei. Sabem porquê? Porque criou desejo!

 
Overend, Extravaganza, Gaúcho e Prenda, Vicenza Launch
Lilica & Tigor e Beth Schneid
My Shoes
A My Shoes também me deu vontades, afinal são sapatos, rs. Gostei das combinações de sapatos e clutchs. Os sapatos, tanto para festa quanto para o dia a dia estavam bem bonitos. Algumas modelos usavam uns vestidos bem curtos, acho que em alguns momentos tirou a atenção dos sapatos, mas nada comprometedor. Tudo estava bem bonito, bem elegante! Ao final, tivemos o desfile de um vestido de noiva, como disse lá no meu Instagram, um fechamento de desfile super tradicional em Pelotas. Gostaria de ter visto mais vestidos da Beth Schneid, pois ela é muito boa nisso. 


Ahh, e o look que usei no evento! Escolhi a roupa pelo sapato, que é um My Shoes, do inverno passado. Depois peguei uma saia branca e uma camisa gola laço de poá!

Bom gente, desejo muito que a moda em Pelotas cresça, mas para isso precisamos sair da nossa zona de conforto e começar a colocar energia nas coisas! Somos uma cidade comercial e se investirmos nisso com excelência, vamos longe! Esse é meu maior desejo, como uma pessoa que ama a cidade em que vive e que foi tão bem acolhida por ela! ♥

Da onde é?
Sapato: My Shoes
Saia: Eliza Andrade
Camisa: Presente da Otros Aires
Clutch: Pé de Banana

#E aí, o que acham? Vamos conversar sobre? Dê seu pitaco AQUI!

Bjos