Muita gente não sabe, mas eu sou formada em Artes e não em Moda. fiz essa escolha por achar o estuda das Artes mais amplo do que o de Moda. Mas o meu curso era focado em figurino e indumentária, então, as roupas tinham um papel de protagonista na história toda. Na minha primeira aula de História da Arte I, o professor chegou e fez a seguinte pergunta: "Moda é Arte?". Todos que estavam na sala concordamos que sim e nos surpreendermos em ouvir um sonoro NÃO do professor.



Sim, querido leitor, Moda não é Arte. Essas duas palavrinhas remetem a universos completamente diferentes em sua estrutura e "modus operandi". A Moda é utilitária, tem uma função, uma finalidade, possui seu ritmo efêmero e fugaz. Está a serviço do novo, da novidade, do modo. Uma vez estabelecida, ela se recicla e lança outra moda. Já a Arte, ela é inútil por natureza, tem seu ritmo mais lento e fala de sensibilidades que a Moda muitas vezes não consegue tempo e respiro para tratar.

Mas, sim, elas falam e muita sobre as épocas e seus costumes, sempre nos inspiram com suas visualidades e sensações, mas é preciso saber que cada uma tem o seu lugar e que ele é bem definido. Artistas e estilistas estão em um namoro constante, Arte e Moda sempre se visitam, revisitam e se inspiram.

A brasileira Osklen, dirigida pelo inteligentíssimo Oskar Metsavaht, fez a coleção verão 2015 em parceria com Inhotim, importante espaço "com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e que também conta com uma coleção de botânica que reúne espécies rara e de todos os continentes". Ele que em 2013 já havia declarado para a Revista ELLE que "o namoro com as Artes Plásticas marca a nova fase criativa da Osklen e indica o caminho para que ela se mantenha conectada com a inovação." Disse também que "a Moda não está na moda. A Arte está na Moda. Mas se está na moda, é porque está no ar."


Na coleção de pre-fall 2015, a Erdem fotografou suas peças em um cenário que remetia a um museu ou galeria de arte. O ar aristocrático das molduras e do ambiente museu, acrescentou a informação que o estilista gostaria de imprimir na coleção.


Nessa semana (08/07), na Semana de Moda da Alto Costura de Paris, os estilistas Viktor & Rolf deram mais uma mostra de como esse namoro pode se dar. A dupla que deixou o prêt-à-porter para se dedicar exclusivamente a alta costura, despiam as modelos na passarela e colocavam as peças penduradas na parede, como quadros. Trata-se de um posicionamento político e artístico da marca, dizendo que o que eles fazem são peças tão pensadas, amadas, sonhadas e projetas que equivalem a obras de arte, elevando seu papel a estilistas-artistas. Achei lindo, poético. Uma forma de dar à Moda uma consciência social que tanto precisamos.


Bom, gente, queria muito falar sobre esse assunto, estava no meu caderninho a semanas e com esse último desfile, tive que vir correndo escrever! Arte e Moda fazem parte da vida, e cabe a nós usá-las para melhorar a nossa vida, a nossa rotina. É muito importante, mesmo não sendo do "mundo da moda", saber o que rola nos bastidores, para entender quando topar com uma peça artsy nas lojas da vida!

Se você tem uma revista que fala sobre lifestyle ou moda, ou até mesmo um site/blog bacana e gostou desse meu texto, pode falar comigo diretamente pelo email contato@grazypacheco.com Vou adorar receber seu email! ;)

Gostou do post? Não esqueça de comentar!

Imagens: Style.com

Com carinho,
Grazy.