Como fazer amigos?

Que título é esse, Grazy?

Eu explico, gente! Em um dia desses fui ao Google buscar alguma coisa que começava com "como fazer..." e a primeira sugestão que vinha era "como fazer amigos". Fiquei imaginando o grande número de pessoas que não sabem fazer amigos. A partir daí refleti sobre a minha própria vida e percebi que os amigos que ainda tenho estão no Rio. Aqui em Pelotas tenho muitos conhecidos, pessoas bacanas que gosto de conversar, de me encontrar, mas amigo mesmo, posso contar dois! Um dia depois eu e o Jeff resolvemos comprar algumas plantinhas para dar vida a casa, e nesse processo de transferir a muda pro vasinho, um click surgiu na minha cabeça: porquê falamos tanto em "cultivar" amigos?


O cultivo é um ato de pura atenção. Mas em primeiro lugar você precisa desejar cultivar! Eu estava morrendo de vontade de ter umas plantinhas em casa, para dar aquele aconchego, aquele verde nos lembrando que também fazemos parte da Natureza. Assim, precisamos querer muito cultivar amigos. Depois disso, temos que cuidar da terra.


Cuidando da terra? Sim, a terra é você, suas emoções, quem você é. Não faz sentido querer cultivar amigos se você está cheio de problemas, se não está gostando de si mesmo, se está em uma deprê. Quando você já tem amigos e passa por essas situações, aí sim faz sentido correr para eles afim de conversar, desabafar, chorar e pedir conselhos. E não chegar pra uma pessoa nova na sua vida e detonar uma enxurrada de coisas ruins em um laço que nem forte está! Sabe aquele verso que quando queremos atrair borboletas precisamos cuidar do nosso jardim? Então, é nesse estágio em que me encontro. Estou resolvendo aspectos mais urgentes da minha vida para aí sim me abrir aos amigos, afinal, cultivar é dar atenção ao outro e não a você mesmo.


Depois de colocar no vaso (nossa vida) uma terra bem boa (nossas emoções) é o momento certo de colocar a muda no solo, para iniciar o cultivo. Com todo amor e carinho, começa o seu processo de paciência, preocupação, cuidado. Você passa inclusive a conversar com plantinhas, a as querer bem acima de tudo! Passa a se preocupar com cada folha amarelada, se alegra com cada botão novo e dá sorrisos intermináveis quando acorda de manhã e vê que uma nova e linda flor apareceu. Posso comparar com aqueles bons momentos com colegas que estão virando amigos. Aquela risada gostosa, o fato de conhecer as histórias de vida de cada um, sua cultura e o modo de cada um ver o mundo.


Mesmo não sendo uma planta nobre, cada uma é especial. Tenho várias e não sei os nomes da maioria, mas gosto de todas elas. Cada uma enfeita a minha vida de uma forma singular e especial. Eu acredito que amizades são dessa forma. Nenhuma é melhor que a outra, todas são diferentes e em suas diferenças são especiais. Mas atenção: cada plantinha tem seu jeito de cultivo. Umas precisam de sol outras não muito, outras precisam de água todos os dias e outras só duas vezes por semana. Assim são as pessoas, cada uma tem seu jeitinho especial de ser cultivada, de ser tratada.


Claro que, a partir do momento que você deixar de cultivar, de regar, de cuidar, essa plantinha morre, se afasta, perde a graça e o sabor. Você deixou de depositar a sua energia naquele cultivo! =/

A partir desse click que tive enquanto replantava todas essas plantinhas da foto, percebi justamente isso, que a amizade não é pensar em si mesmo, não é querer ser feliz e nem se sentir amado. O foco não é você, é o outro. É pensar no outro, é querer fazer o outro feliz e amar essa pessoa com todas as suas características. Na verdade, termino esse texto acreditando nisso para tudo na vida, não somente para as amizades.

#E aí, estão prontos para fazer amigos? Dê seu pitaco AQUI!

Fotos: Grazy Pacheco

Bjos