Fashion: Comercial X Conceitual

Para entender um pouco!

Se tem uma coisa que o povo da moda não aguenta mais é ouvir de algumas pessoas que não tem motivo de se ter roupas em desfiles que ninguém vai usar, ou que não entendem nada daquilo, entre outras coisas. Eu me coloco nesse grupo, já que ainda afirmar isso é um sinal de mente pequena, sendo bem sincera.  Para esclarecer um pouco, resolvi escrever esse post!

Existem dois tipos de desfiles de moda: um que é para o público de moda, para novos estilistas, novas marcas, críticos, e todo o mercado de moda. Normalmente esses desfiles são em grandes centros, com estilistas consagrados na passarela, construindo Moda para todo o mercado de moda se inspirar, para criar seus produtos e por fim chegar nos consumidores. Por trás disso a todo um sistema com costureiros, fábricas têxtil, bordadeiras, indústria de aviamentos, stylist, fotógrafos, modelos, revistas de moda, sonoplastas, cenógrafos, iluminadores, maquiadores, cabeleireiros, todos se alimentando desse primeiro ponto. Isso é sério e movimenta muito dinheiro. Esses desfiles por excelência são conceituas, pois dão conceitos sobre uma coleção, uma estação, uma roupa. Uma nova forma de vestir e ver. Por lá todas essas "tendências" são apontadas de forma exagerada, artística, para "gritar" aos quatro cantos do mundo as reais intenções e sentimentos do estilista. Para entender melhor, veja esse vídeo.



Depois desses desfiles conceituais, são coletados todas as informações: modelagens, cores, tons, texturas, aviamentos, e etc. Várias marcas menores ao redor do mundo optam se vão fazer algum trabalho autoral ou se vão optar por alguma tendência desfilada anteriormente. Mas nesse ponto, toda a indústria já está preparada com tecidos e aviamentos de acordo com as tendências das grandes maisons. Muitas vezes só o que se tem para comprar são apostas dos grandes estilistas, mas nada que com criatividade não se drible.

Aí as marcas menores constroem a sua coleção, que vai ser vendida diretamente para o seu público. Para que o público leigo entenda, as composições dos looks são bem mais simples, de fácil acesso e entendimento, para que o consumidor compre facilmente a ideia. Aí está a grande diferença do conceitual e comercial: o público. Um é para o pessoal que trabalha e vive de moda e o outro tipo é para quem compra moda, quem veste e usa no dia a dia.

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Bjos