Nesse ano o inverno foi recepcionado de forma diferente aqui em Pelotas. A grande novidade é que o Shopping Pelotas investiu em um grande evento de moda, a altura dessa cidade tão cheia de bom gosto por todos os lados. Uma ótima forma de injetar ânimo na economia de moda local e dar a oportunidade para pequenos negócios, grandes fast fashions e multimarcas apresentarem suas tendências e apostas para essa estação tão maravilhosa - e mais cara - que é o inverno. Essa ótima chance chega em uma época que não só em Pelotas, mas como em todo país, o fantasma da crise nos ronda cada vez mais de perto.

Mas, conversando com vários empresários da cidade, chegamos a conclusão de que a crise existe sim - seja pela insegurança e receio dos consumidores ou pela diminuição do nosso poder de compra e crédito - mas o otimismo e a vontade de ser criativo em meio a tempos de vacas magras é muito maior! Então, junte-se a nós e vem ver esse post especial!



Um grande diferencial desse evento, organizado pelo André Guerra, foi que os lojistas não precisaram custear o evento diretamente, assim muitas marcas tiveram grana extra para investir em stylists, vídeos para suas coleções, trilha sonora e assim por diante, além da grande adesão dos lojistas. Além disso, a estrutura estava muito boa! Os desfiles rolaram em uma sala especial, a passarela era em uma altura perfeita, tudo estava muito organizado e clean, além do som estar em um ótimo volume. Sinceramente, estou muito feliz por todas as evoluções que temos vistos, e estou mais feliz ainda por fazer parte de tudo isso.

Houve uma melhora considerável do styling dos desfiles, e também do cabelo e da maquiagem - que é comum para todos os lojistas -, tirando um batom azul que ficou perdido no casting de modelos. Outra coisa que é bom a gente refletir, é que é desnecessário performances na passarela, fica muito caricato. Até ouvi de uma pessoa ao meu redor que isso deveria ser banido das passarelas, e olha que eu concordo com ela! Também vale lembrar que é sempre bom a gente ambientar bem os nossos produtos aos looks. Que é melhor a gente vender um conceito do que produtos na passarela. 

Tirando esses pontos, acho que a gente começa a encarar com muita propriedade a construção do conceito de um desfile. Destaco a Damyller, a Hering, a Mania de Usar e a Gaúcho e Prenda como os melhores desfiles da noite, justamente por terem passado uma mensagem muito clara do seu conceito. Destaco também a Piti Niños por conseguir reunir bom gosto em looks que não deixaram as crianças com cara de mini adultos e com muita informação de moda. Bom, vou falando de acordo com as fotos! Vem comigo!

*Chilli Beans: Adoro a postura rocker da marca, e achei os looks discretos e muito bem contextualizados com os óculos e relógios. Dá vontade de ter todas as jaquetas desfiladas e claro, seus respectivos óculos! ;)


*Authentical: A marca vem se sofisticando bastante e vende produtos de muita qualidade, mas acho que falta passar isso para a passarela. Acredito também que vale a pensa prestar atenção nos decotes das peças para combiná-las com os colares, para não ficar uma briga de informações. No más, os braceletes estavam lindíssimos. 


*Piti Niños: Pense em crianças com estilo mas sem estarem vestidos de mini adultos? então, foi isso que a Piti apresentou na passarela. Adorei os arquinhos e as estampas de inverno, que não necessariamente são com cores fechadas! 


*Marola: A vibe jovem é super notória no desfile e acho isso bacana, pois passa bem o perfil da loja. Gostei muito deles terem substituído a maioria dos saltos das meninas e ter as colocado de tênis. Gostei também dos looks masculinos, que sugerem um pouco de ousadia fashion da medida certa para os surfistas e skatistas da cidade! 


*Indencense: A novata inaugurou já com desfile! Gostei muito das opção de calcinhas com cintura alta. Sim, se você não usa, deveria saber que elas fazem milagres quando usadas com vestidos, deixando tudo no lugar!


*Carmen Steffens: Eu aprendi com o tempo que a Carmen é a marca da mulher exuberante. entendi o mundo da marca e agora aprecio super o desfile deles. As mulheres Carmen Steffens são assim, fortes, independentes, ousadas e super vaidosas. O desfile mostrou isso super bem! Adorei o vestido longo com fenda e costas com tiras! Ah, e foi amor a primeira vista esse vestido preto de telinhas! ♥


*Hering: Um dos melhores desfiles da noite, a Hering soube expressar no seu styling toda essa praticidade fashion que vem em seu DNA. Uma forma cool e despojada de se vestir. Adorei essa calça flare, os blazers e as blusas de listras. Para os meninos, muitas peças "tem-que-ter" para não passar frio e estar vestindo looks super criativos. 


*Gaúcho & Prenda: Apesar de ser uma loja de roupas tradicionais gaúchas, eles sempre conseguem montar looks que dá para usar no dia a dia. Além disso, as peças parecem ser de muita qualidade e tem esse ar de campo que por aqui é muito valorizado - e eu adoro! -. Sempre um dos melhores desfiles justamente por saberem exercitar esses dois lados: o do dia a dia e o da tradição.


*Mania de Usar: Me surpreendi com o primeiro look ser masculino! Achei a ideia ótima e inclusive já vejo o Jeff usando algo inspirado nisso! hahaha Adorei a sugestão, além de ser bem atenta ao que os homens estão buscando ultimamente, uma moda criativa, mas ainda viril. Além do mais, parabéns a Frantieska Scheneid e sua equipe pelo trabalho de styling juntamente com a Jose Kroth e Juliana Camargo. Um dos desfiles mais criativos da noite, trazendo um pouco da Capadócia aqui para os Pampas! 


*Bibi Calçados: Achei que o styling poderia ter sido mais criativo, mas eu adorei a opção de botas com cano altíssimo - ou as over the knee - para crianças de uma forma divertida e zero vulgar! As bolsinhas também são uma gracinha! ;)


*Tevah: É notório que as peças da Tevah são boas, mas acho que falta alguma coisa nos desfiles. E acho também que os modelos não precisam tirar suas camisas, ternos e jaquetas durante o desfile. O conjunto fala muito mais do que peças isoladas. 


*Brasil Fitness: Eu me surpreendi com os looks diferentões da Brasil Fitness. Gostei das misturas de cores e das combinações com os óculos da Chilli Beans! 


*Atelier Mix: Seguindo a proposta do editorial da marca, as modelos vieram com capas pretas e rostos cobertos. Como as capas eram muito escuras, as bolsas e os sapatos pretos sumiram um pouco. E as marrons e cinzas ganharam mais destaque! A bolsa da primeira foto é in-cri-vel! ♥ 


*Scala: O bacana da Scala é que as peças de longe parecem bem confortáveis! Adorei esse primeiro body.  Gostei muita das peças de dia a dia que a marca propôs!


*Damyller: A marca veio com o seu tradicional jeans e com as principais tendências para esse tecido. O jeans deluxe veio em saias rodadas, blusas diferentonas. Atenção especial às mantas maravilhosas que foram apresentadas! Muito amor! ♥


*C&A: A fast fashion também veio com muito jeans, em diversas cores e formas. Looks total jeans combinados com sapatos masculinos apareceram bastante. Achei o styling bem apurado com as tendêncinhas do momento!


 Bom pessoal, essas foram as minhas impressões sobre o primeiro dia da Winter Collection. Quero saber o que vocês acharam! Não esqueçam de comentar!

 Fotos: Grazy Pacheco e Jeff Münchow

Com carinho,
Grazy.